Dimevet

NOVEMBRO AZUL

Durante o mês de novembro, a Dimevet está abordando a Campanha Novembro Azul Pet, que é focada na saúde preventiva dos animais, com destaque para a prevenção do câncer de próstata em cães e gatos. A Dra. Camila Teixeira, médica veterinária da clínica, compartilhou algumas informações sobre os cuidados essenciais que os tutores devem adotar para garantir a saúde de seus companheiros.

Qual é a importância do Novembro Azul para a saúde dos animais?

"Assim como os humanos, os animais também podem desenvolver cânceres que podem ser evitados ou diagnosticados precocemente. O Novembro Azul Pet é um alerta para a saúde masculina, incentivando exames preventivos e a conscientização sobre doenças que afetam principalmente cães e gatos machos, como o câncer de próstata”.

 

Quais são os principais tipos de câncer que afetam animais, especialmente os machos?

"Nos machos, o câncer de próstata é uma das doenças que mais merece atenção, especialmente em cães mais velhos e não castrados. Tumores testiculares, de pele e linfomas também são comuns, e com a castração podemos reduzir o risco de algumas dessas doenças”.

 

Quais sintomas os tutores devem observar para detectar precocemente o câncer nos pets?

"Atenção para sinais como dificuldade para urinar, sangramentos, perda de apetite, perda de peso, mudanças no comportamento e aumento da região abdominal. Estes são alguns sinais que podem indicar doenças sérias, e é fundamental que o tutor busque orientação veterinária ao observar qualquer alteração”.

 

Com que frequência os exames preventivos devem ser realizados?

"Para os cães e gatos adultos, recomenda-se uma avaliação anual, especialmente a partir dos cinco anos de idade, quando o risco de câncer aumenta. A castração também contribui para a prevenção de problemas de saúde no futuro, sendo um dos passos mais importantes no controle do câncer de próstata, por exemplo”.

 

Quais são as principais dificuldades no diagnóstico e tratamento do câncer em animais?

"Infelizmente, os sinais clínicos de câncer podem passar despercebidos no começo e os animais podem demorar para expressar desconforto, os tutores precisam estar atentos. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de um tratamento bem sucedido e a falta de exames preventivos pode dificultar a detecção”.

 

Como a alimentação e o estilo de vida do pet podem impactar na prevenção de doenças como o câncer?

"A alimentação balanceada e o controle de peso são fatores fundamentais para a saúde do animal. Um estilo de vida saudável, com atividades físicas regulares, ajuda a fortalecer o organismo e reduzir a inflamação, diminuindo o risco de desenvolver doenças”.

 

Quais dicas você daria aos tutores para ajudar na prevenção de doenças em pets ao longo do ano?

"Além dos exames anuais, incentive uma alimentação de qualidade, mantenha o calendário de vacinas e vermifugação em dia e realize atividades físicas adequadas para a espécie e idade do pet. A castração também é uma recomendação essencial, pois reduz as chances de alguns tipos de câncer”. 

 

Fique atento aos sinais, mantenha os exames do seu pet em dia e, em caso de dúvidas, consulte um médico veterinário.

 

Entre em contato pelo telefone (45) 9.8803-6829 e tire suas dúvidas! 

Estamos localizados na Rua General Osório, 2972 - Parque São Paulo, Cascavel – PR.

RT.: Débora Dalzochio | CRMV 16.052