Dimevet

Coisas que todo tutor de calopsita deve saber

Confira o checklist que o tutor de calopsita precisa saber para manter sua penosa sempre saudável e feliz.

 

Um lar adequado: As gaiolas para as calopsitas devem ser do tamanho adequado delas, suficiente para poder se exercitar, brincar e esticar as asas sem preocupações. Se você está na dúvida de qual o tamanho ideal da gaiola, a regra é uma só: quanto maior, melhor!

Alimentação: A alimentação das calopsitas é um dos principais pontos de uma tutoria responsável! por isso, dê preferência às rações para calopsitas, encontradas em lojas especializadas. Esse produto é elaborado de forma delicada, e contém tudo que sua amiga precisa para uma refeição completa e saudável.

Água fresca: Nem só de ração vive uma calopsita. Um passo importante de cuidados com sua ave é pensar na hidratação. Uma dica importante é oferecer água limpa e fresca todos os dias. A água parada, além de desagradável, pode conter sujeira e microorganismos nocivos.

Banhos são bem-vindos! As penosas gostam de tomar banho e, na natureza, frequentemente buscam um local com água para se higienizar. Por isso é importante oferecer condições para que sua ave se banhe com frequência. As principais maneiras de dar banho em calopsita são: vasilha com água, borrifador de água e chuveirinhos.

Atenção na hora de dormir: Apesar da fama de agitadas, as calopsitas adoram uma boa noite de sono. De acordo com os veterinários, as penosas precisam dormir de 10 a 12 horas por dia para se sentirem descansadas. Cobrir a gaiola é uma boa ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do clima gelado. Por isso, quem está procurando como cuidar da calopsita no inverno, fica a dica!

Faça check ups regularmente com um veterinário especializado!