Dimevet

Tosse dos Canis: entenda a doença que se espalha pelos animais no inverno.

A doença chamada Traqueobronquite infecciosa canina não é letal, mas pode incomodar seus pets, principalmente se eles passam boa parte do tempo em canis. Vamos entender um pouco melhor sobre essa doença?
 

Causa:
A doença é causada através de alguns microorganismos, como a Bordetella bronchiseptica, a mais comum dentre eles. A propagação dessa tosse ocorre tal qual a gripe humana: em períodos mais frios e úmidos, nos quais nossos pets ficam mais expostos ao frio e à mudança climática. Quando um animal entra em contato com algum outro animal que tenha contraído essa doença, provavelmente a contrairá também. 


Sintomas:
Os sintomas podem ser notados 4 dias depois da contaminação, sendo os principais:
- Tosse seca e constante (parecendo engasgo);
- Febre;
- Secreção nasal;
- Dificuldade respiratória.


Diagnóstico:
O diagnóstico pode ser realizado com base no relato dos sintomas, unido a um exame de radiografia de tórax, para que se possa descartar possíveis causas não infecciosas da tosse, como, por exemplo, um osso engolido pelo animal.


Tratamento:
O tratamento dessa doença costuma ser sintomático, ou seja, serão tratados os sintomas como a tosse, o mal-estar e os demais sintomas que forem apresentados.


Prevenção:
Por ser uma doença de contágio fácil, para contraí-la basta entrar em contato com um cão doente ou um ambiente contaminado. Para isso, existem vacinações de aplicação subcutânea, intranasal ou oral, que podem colaborar com a imunidade, prevenindo, assim, seu cão.


Prognóstico: 
Apesar de tudo, a tosse dos canis é uma doença com prognóstico bom. Seguindo o tratamento corretamente, o animal poderá parar de tossir em alguns dias.

Ficou com alguma dúvida? Na Dimevet você encontrará profissionais especializados e capacitados para avaliar e vacinar o seu pet. Conte com a ajuda da nossa equipe para cuidar do seu amigo!