Você já viu ou ouviu alguma história sobre cães que parecem não ter testículos? Esse problema existe e tem nome, podendo ser chamado de Criptorquidismo ou de Testículo Ectópico.
Os testículos dos cães devem descer para a bolsa escrotal, aparecendo no escroto, a partir dos 4 meses de idade, podendo variar até 6 ou 7 meses. Porém, em alguns cães isso não acontece, ou seja, o testículo, que é naturalmente formado de maneira intra-abdominal (dentro do abdômen) e depois desce para a região escrotal, pode não descer. O que também pode acontecer é o animal nascer sem um ou sem ambos os testículos, mas este último caso é raríssimo.
Mas, como isso ocorre?
O testículo pode ficar preso dentro do abdômen do cão, ou até embaixo da pele, na região inguinal (próxima à região dos testículos). De qualquer maneira, isso deve ser removido de maneira cirúrgica, pois os testículos precisam ter uma temperatura específica, ou seja, não podem ficar mais aquecidos do que o necessário, que é o que ocorre nessas situações em que eles estão presos no interior o corpo. Os testículos precisam estar mais resfriados, por isso eles ficam mais naturalmente afastados e localizados na região do escroto.
E quais são as consequências?
Quando o testículo não desce e fica submetido à temperatura natural do corpo por muito tempo, uma das consequências pode ser, até mesmo, um tumor maligno na região. Então qualquer relato, ou qualquer momento que se perceba que o animal não tem um dos testículos, é importante fazer um exame para verificar se não é o caso de ser Criptorquidismo.
Se detectado o problema, será necessário o encaminhamento cirúrgico com uma equipe médica veterinária especializada e de confiança.